para que serve o feng shui

Para que serve o Feng Shui?

Muitas pessoas pensam que o Feng Shui é uma prática de decoração e serve apenas para deixar a casa mais bonita, com mais harmonia e equilíbrio. Quase como se isso significasse que uma casa mais confortável e prazerosa, fosse sinônimo de bem estar e bons fluidos aos moradores. E que com isso pudessem ter uma vida melhor, mais desejável e “ideal”. 

Do ponto de vista estético e funcional, um bom projeto de arquitetura e interiores já consegue suprir essas funções, portanto não se trata apenas de conforto e bem estar. Agora quando falamos de ter uma vida mais “harmônica” sim, o Feng Shui pode te auxiliar nesse sentido, mas essa é uma visão rasa, ele vai muito além disso!

O grande diferencial do Feng Shui, e o que o torna tão relevante e necessário, é que ele analisa as probabilidades de experimentação do individuo, através do ambiente energético, que é a casa. 

Isso significa que todos os ambientes construídos possuem um potencial latente de várias experimentações possíveis, e que dependendo das pessoas que o utilizam e como o utilizam, podem manifestar determinadas probabilidades ou não. As experiencias podem ainda ser positivas ou negativas. Ou seja, quem manifesta as probabilidades é a própria pessoa, e não a casa isoladamente.

O Feng Shui tem o objetivo de averiguar todas as probabilidades possíveis que o espaço oferece, dentro das suas características intrínsecas, e procurar otimizar as experiencias positivas que indivíduo possa manifestar, enquanto procura minimizar as experiencias negativas. 

Cada local é diferente um do outro, e cada indivíduo é único, então as possibilidades são sempre diferentes.  São muitas variáveis e é preciso levar tudo em consideração. É por isso que sempre reforço: não existe receita pronta para todo mundo! Então muito cuidado com o que é vendido por aí nessa era digital, onde tudo é instantâneo, prático e rápido…

Além das probabilidades de manifestação prática na sua vida cotidiana, como trabalho, relacionamentos, dinheiro, etc., o Feng Shui pode também atuar nas influencias psicoemocionais que a casa oferece. Esse tipo de influencia é mais sutil, porque interfere nas suas emoções e pensamentos, influenciando aos poucos determinados comportamentos que você já tenha uma pré disposição a manifestar. 

Nesse sentido, fazer uma boa análise de Feng Shui é imprescindível nos dias de hoje, quando passamos a maior parte do tempo em casa, e os desafios emocionais estão cada vez maiores, se sobreponde até mesmo às questões mais práticas da vida. Muito provavelmente os maiores desafios emocionais que você vem sentindo aprecem na leitura da casa com o Feng Shui. 

O Feng Shui se transforma então mais em uma necessidade do que uma utilidade, atuando como uma ferramenta de suporte e linguagem pessoal, através da casa. A ideia é que você consiga se compreender melhor, baseado naquilo que você está manifestando em sua vida, através do sistema de linguagem da casa. E assim ter mais clareza e possibilidades de escolha para manifestar experiencias mais saudáveis. 

Além disso, como existem alterações práticas no ambiente, as mudanças pessoais deixam se ser tão abstratas, no campo dos “pensamentos positivos”. Existe um alinhamento entre as forças do céu, terra e homem, trazendo o processo todo para algo mais palpável e acessível.

Obviamente, o Feng Shui também tem o objetivo de proporcionar maiores oportunidades práticas no dia a dia, mas acima disso, é importante compreender que você faz parte desse esquema de forças.

Sobre as aplicações do Feng Shui

Ao contrário do que muita gente pensa, para aplicar o Feng Shui não é preciso reformar a casa inteira ou fazer grandes alterações, gastando assim muito dinheiro. Claro que se você for reformar ou construir, recomendo fortemente que você faça uma consultoria ANTES de iniciar o projeto! Assim você já garante que a estética esteja de acordo e não desperdiça tempo e dinheiro com retrabalho do projeto, caso seja necessário alterar alguma coisa.

Mas o Feng Shui no geral, é aplicado principalmente na circulação, nos fluxos de passagem e layout dos móveis. Isso porque ele atua na forma como a energia entra e circula pelo espaço. Também é comum utilizar em alguns pontos específicos água em movimento (fontes, aquários, etc.) e plantas vivas, que são capazes de modificar diretamente a energia do local. Quase como uma acupuntura do espaço.

As vezes, existem algumas sugestões de otimizar a energia através de objetos de decoração e cores, mas são aplicações secundárias e que dependem muito da conexão que o morador faz com esses elementos visuais. Nesse sentido, essas aplicações tem muito mais efeito nas influencias psicoemocionais do que as mais práticas.

No Feng Shui Tradicional nunca utilizamos objetos simbólicos, como bolas de cristal, flautas, amuletos, etc., mas no Feng Shui do Chapéu Negro sim (não trabalho com essa escola, apenas com o Tradicional). Nessa linha os símbolos e rituais são utilizados sempre para fazer ativações de pensamento-emoção-intenção de acordo com o que você deseja manifestar, portanto ele não atua na energia existente do espaço e sim com o que você quer. Saiba mais sobre as diferenças no artigo Feng Shui Tradicional x Chapéu Negro.   

No fim das contas, a aplicação do Feng Shui Tradicional é bem simples e prática, mas toda a análise anterior sobre os fluxos e probabilidades é bastante complexa.

Você pode sim deixar a casa mais bonita e confortável quando for aplicar as mudanças de acordo com o Feng Shui, afinal sou arquiteta, e acabo dando algumas dicas de decoração na consultoria. Mas você pode também fazer pequenas alterações e manter a casa esteticamente como sempre foi. 

Os resultados dependem muito das suas suas prioridades e escolhas. O meu papel como consultora é te mostrar, através da casa, o que você está atraindo como experimentação para sua vida, quais são os desafios e potencialidades, e te auxiliar nos ajustes do que é possível mudar. Para que você tenha mais qualidade de vida. 

Agora eu te pergunto, nos últimos 2 anos, você percebeu alguma mudança sutil ou significativa, apenas por estar mais tempo em casa? O que mudou? Estar atento é importante, e muitas vezes são pequenas coisas que já fazem uma diferença enorme no seu cotidiano! Não espere muito as coisas piorarem para começar a tomar uma atitude, o quanto antes você procurar ajuda, mais fácil é de mudar o que não está bom.

Estou aqui para te apoiar nessa caminha e contribuir para uma vida melhor, entre em contato comigo para falarmos mais sobre o seu caso! contato@robertacordeiro.com.br 

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *