Feng Shui Tradicional

O que é Feng Shui?

Feng Shui é o estudo dos fluxos energéticos nos espaços e seus impactos na vida dos usuários. O principal objetivo é propor ajustes nos ambientes, para otimizar os fluxos positivos e reduzir os negativos, possibilitando mais benefícios para as pessoas.

A origem do Feng Shui se deu na antiga China há mais de 4 mil anos, e faz parte da Metafísica Chinesa, uma ciência muito antiga que considera a existência de uma energia vital que circula a nossa volta, denominada de Qi (pronuncia-se “chi”).

Feng significa “vento” e Shui “água”. Esse foi o nome dado para essa arte milenar chinesa porque o Qi pode ser carregado pelo vento e retido pela água no ambiente.

風水

vento                        água

Como funciona?

Todos os ambientes possuem um ponto de entrada principal de energia.

A direção dessa entrada é o que determina como a energia vai se distribuir dentro do ambiente e formar o mapa de influencias. Para medir essa direção, utiliza-se a bússola de Feng Shui, também chamada de Luo Pan.

Depois com o mapa pronto é possível interpretar os potenciais e desafios que o local oferece, para então ajustar o que precisa ser ajustado, em termos de fluxos e equilíbrio dos 5 elementos.

O mapa de influencias energéticas pode  variar conforme o ano da construção ou alguma reforma grande feita no espaço. Além disso, temos a energia das influencias anuais e a energia dos usuários, que podem interferir no mapa “natal” do ambiente.

Todas essas variáveis tornam a interpretação das influencias bastante complexas e únicas, por esse motivo não existe uma receita padrão de harmonizações no Feng Shui. Cada caso é um caso.

Até onde consegue ir?

O Feng Shui sempre vai trabalhar para otimizar os fluxos de energia já existentes no ambiente, mas ele não consegue criar novas condições a partir do nada. Feng Shui não é mágica e não depende de um mero pensamento positivo.

Se o local permitir é possível criar condições muito favoráveis, com ajustes na circulação do espaço, uso dos ambientes, posição de portas, janelas, jardins e construções externas.

Quando as possibilidades físicas são limitadas, fazemos ajustes no ambiente com cores e estímulos visuais, que precisam também de uma mudança de comportamento das pessoas, transformando assim o olhar sobre uma situação, para uma perspectiva mais positiva.

É por isso que utilizamos também a Cosmologia Chinesa nas análises, pra fazer ajustes pessoais sempre que possível.

Sobre as Escolas de Feng Shui

Feng Shui é uma prática muito antiga e surgiu primeiro com o objetivo de definir os melhores lugares para o túmulo dos imperadores. Com o tempo as necessidades foram mudando e essa prática foi se desenvolvendo para as habitações, e com isso surgiram novas formas de manipular a energia do espaço. Isso deu origem às Escolas de Feng Shui Tradicional, que analisam aspectos diferentes das influencias sobre os usuários.

Existem muitas escolas de Feng Shui Tradicional. Algumas tem o foco no bem estar, como o Ba Zhai, enquanto outras priorizam os resultados práticos na vida, como as Estrelas Voadoras. Há também algumas escolas mais avançadas que estudam os impactos da paisagem e das influências mais sutis e cármicas do espaço. Independente do método, todas elas utilizam a bússola Luo Pan, para identificar o ponto de entrada da energia no ambiente.

A maior parte das confusões hoje no Ocidente sobre o Feng Shui vem do Chapéu Negro, que é uma adaptação moderna do Feng Shui Tradicional. Sua forma de funcionar é muito diferente das Escolas Tradicionais, não utiliza a bússola e mistura alguns rituais budistas para ativar energias e desejos do morador, portanto não trabalha com a energia que existe no espaço de fato.

Veja a seguir as principais diferenças entre a linha Tradicional e Moderna.

Feng Shui Tradicional

_Nasceu há mais de 4 mil anos e faz parte da Metafísica Chinesa;

_Para cada necessidade e tipo de análise se desenvolveram métodos específicos para manipular a energia, que hoje são chamados de Escolas de Feng Shui Tradicional;

_Sempre vai utilizar a bússola para identificar a direção da entrada de energia;

_Considera o local com maiores aberturas como ponto de entrada de energia principal;

_O mapa de influencias é sempre variável, depende do tempo da construção, direção da entrada e energia dos usuários;

_As harmonizações são feitas por ajustes nos fluxos de circulação, e equilíbrio dos 5 elementos no ambiente;

_Otimiza as possibilidades que o local já oferece, mas não consegue “realizar” qualquer desejo.

Feng Shui Moderno

_Surgiu com a criação do Feng Shui do Chapéu Negro, na década de 70, com a vinda para os Estados Unidos do mestre budista tibetano chamado Lin Yun ;

_É baseado no budismo tibetano e conceitos muito básicos do Feng Shui Tradicional;

_Não utiliza a bússola;

_Usa o Bagua do Céu Posterior em cima da planta baixa, correlacionando a energia dos trigramas e centro à 9 temas de vida padrão;

_Sempre considera o ponto de entrada de energia como a porta de entrada principal;

_Toda harmonização é feita por “curas” ritualísticas do budismo e a intenção da força pensamento do usuário;

_O desejo do morador é o que norteia as curas; 

Quer saber mais sobre a minha consultoria?

Clique aqui para conhecer todos os modelos de consultoria e como funciona a aplicação do Feng Shui nos mais variados ambientes.