o feng shui deu certo

Como saber se o Feng Shui funciona?

Como saber se o Feng Shui funciona? Acho que essa pergunta é mais comum antes de contratar a consultoria de Feng Shui, do que de fato depois de aplicar as modificações sugeridas pelo consultor. Imagino que, um dos motivos, possa ser a forma como o Feng Shui é usualmente vendido, dentro da categoria dos “esotéricos” e quase como aquela placa que vemos por aí nos postes da rua “trago seu amor de volta em 7 dias”. Sem contar o medo de a sua casa ficar parecendo uma loja mística new age depois…

É compreensível o receio, se for esse o seu caso. Eu também ficaria com um pé atrás. Aliás, os dois. Não, acho que eu sairia correndo mesmo.

Mas voltando ao que interessa, antes de responder à pergunta que nos guia por esse artigo, é importante colocar que tudo o que falarei a partir de agora se refere ao Feng Shui Tradicional, do meu ponto de vista, como aplico em minhas consultorias, e como aprendi lá no Instituto Eternal Qi. Ok? Tem vários outros artigos aqui no blog explicando melhor sobre o Feng Shui Tradicional, por isso não entrarei em detalhes agora.

Se você é novo por aqui, clique na abra Sobre o Feng Shui ou experimente ler o artigo Por que eu não uso o Bagua na consultoria de Feng Shui.

Como é aplicado o Feng Shui?

O Feng Shui Tradicional é aplicado de forma muito prática no ambiente, através de modificações, principalmente, nos fluxos de circulação, layout dos móveis e melhores posições pessoais. Sempre levando em consideração a energia de cada indivíduo. 

As vezes fazemos uso de água em pontos específicos para ativar pontos de energia favoráveis. A paisagem externa também é um fator muito forte nas influências energéticas dentro do ambiente, por isso, quando possível, são sugeridas modificações nos fluxos vindos da paisagem. O objetivo é sempre melhorar os fluxos energéticos como um todo, depois de uma análise bastante aprofundada do ambiente, do entorno e dos moradores.

Outras aplicações, mais sutis, são através de cores e materiais, de acordo com a teoria dos 5 elementos. Chamamos isso de “curas paliativas”, muito utilizada no Ba Zhai (uma escola de Feng Shui Tradicional), porque elas precisam da consciência do indivíduo para modificar padrões de comportamento e pensamento, que estão sendo estimulados. Nesse sentido as análises de mapas pessoais são muito relevantes para nos dar um panorama melhor sobre a pessoa e seu momento atual, e de como podemos intervir no ambiente para melhorar algumas tendências.

Mas nunca utilizamos gráficos de radiestesia, bolas de cristal, flautas, bandeiras, imagens de entidades, baguas com espelho na frente da porta, etc. Esses artigos são apenas elementos simbólicos sem efeito concreto no fluxo do ambiente, eles servem apenas para conectar uma intenção de forma-pensamento sua com uma egrégora energética (as famosas magias), ou para servir de estímulo psicológico positivo. Mas não alteram o fluxo do Qi no ambiente, muito menos as tendências probabilísticas que avaliamos na consultoria de Feng Shui Tradicional. São coisas diferentes.

Tem ainda uma outra questão que eu acho importante na consultoria, pelo menos nas minhas, que é o fato de te ajudar a estabelecer um bom ancoramento energético na casa, transformando aquele local em um “lar”, e não apenas em um abrigo. Isso se torna ainda mais relevante após 2020, onde tivemos que passar um tempo quase integral dentro de casa. Acho que todos perceberam o quanto é importante se sentir bem na sua própria casa, não é mesmo?!

Mas como saber se o Feng Shui realmente funciona?

Os efeitos de aplicar o Feng Shui são sentidos nas sutilezas do dia a dia. Você se sente melhor no ambiente e as visitas são as primeiras a perceber isso, porque não ficam ali o dia inteiro. As vezes algumas mudanças são bem evidentes, como por exemplo, uma nova oportunidade surge e de repente as coisas começam a fluir. As vezes os efeitos são mais discretos e acontecem mais devagar, por exemplo, você começa a dormir melhor, se sentir mais disposto, mais confiante e fica fácil de tomar decisões na direção dos seus objetivos.

Os efeitos mais evidentes ou mais sutis, dependem do quanto cada local permite modificar, de acordo com as linhas de probabilidades existentes. Ou seja, cada ambiente possui as suas particularidades, que precisam ser avaliadas e equilibradas, dentro do que é possível equilibrar.

Isso quer dizer que fazer uma consultoria de Feng Shui não é garantia de ganhar na loteria, e muito menos de trazer seu amor de volta em 7 dias. Mas isso não significa que não tenha uma melhora dos fluxos, para ampliar potenciais e minimizar tendências nocivas. 

O fato é: com certeza sua vida fica mais fácil com o Feng Shui!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *