tigre de água yang

2022: Ano do Tigre de Água Yang

Depois de um longo e rigoroso inverno nos últimos 3 anos, 2022 é marcado pela chegada da primavera energética, com o Tigre de Água Yang como animal regente do ano. Em um primeiro momento pode parecer que a primavera é sinônimo de boas energias, mas será que é isso mesmo? Veja a seguir quais são as tendências energéticas para o ano, o que esperar e o que podemos fazer para aproveitar melhor essa energia toda.

Vamos começar falando primeiro sobre o fluxo de elementos para o Tigre de Água. Sei que muitos estão ansiosos e querem logo saber das previsões, mas gosto sempre de introduzir esses conceitos antes pois eles serão importantes para uma melhor compreensão do todo.

Na figura ao lado você pode observar um esquema de fluxo e proporções de elementos para esse ano. Teremos muita quantidade de Água, bastante presença do elemento Madeira e Fogo, e um pouco de Terra. Todos em sua polaridade Yang. Se você der uma olhada novamente no ano anterior, do Búfalo de Metal Yin, poderá perceber que todos os elementos presentes eram Yin. Isso significa que teremos uma mudança de ritmo bem marcante em relação a 2021, que foi um ano mais lento, de revisões e manutenção estrutural.

Neste ano de 2022 teremos todos os fluxos de elementos na polaridade Yang, que representa um ritmo mais rápido, de muito dinamismo e movimento. Além disso, a Madeira, Fogo e Água, já são elementos naturalmente mais dinâmicos. Quando estão em sua polaridade Yang então, evidenciam mais ainda essas características.

Surgimento da Primavera Energética

primavera tigre

Toda essa mudança de dinâmica mais Yang representa uma primavera energética, caracterizada principalmente pela chegada do Elemento Madeira. A Madeira Yang representa o movimento de brotar das árvores, de crescimento e transformação. Junto com o Fogo, essa energia se torna vibrante, vigorosa e calorosa.

Na primavera as pessoas tendem a se sentir mais expansivas, criativas e cheias de energia, prontas para botar em prática os objetivos, criar coisas novas, crescer e se desenvolver. Essa energia toda pode ser muito positiva, se você souber aproveitá-la de forma saudável. Digo isso porque a tendência é também de muita ansiedade, de querer correr atrás de “um tempo perdido” que na verdade não foi perdido, foi apenas lento e reflexivo.

Podemos fazer uma analogia com as árvores que possuem um tempo natural de crescimento, onde primeiro se criam raízes sólidas e saudáveis para depois crescer o tronco, os galhos, as folhas e por último os frutos. Da mesma forma, não adianta correr e querer plantar e colher os frutos ambos em 2022. Tudo tem o seu tempo de crescimento e maturação. Então vá com calma, a energia da primavera ainda vai estar presente pelos próximos 3 anos, não precisa correr. 

Caminhe, no seu próprio ritmo, mas caminhe, porque definitivamente não é hora de ficar parado.

Foco será importante em 2022

Essa energia toda da Madeira é muito legal e pode nos fazer movimentar de forma bastante criativa e transformadora, mas ao mesmo tempo ela é um elemento que precisa de direção, senão a tendência é de sair atirando para todos os lados. E assim perder muita energia no caminho, gerando desgaste e cada vez mais ansiedade.

Novamente fazendo uma analogia com o ritmo da natureza, para se colher bons frutos você precisa plantar boas sementes. Da mesma forma, se você quer colher maçãs, não adianta plantar laranjas. Você sabe quais sementes são relevantes e fazem sentido para você, e que quer levar adiante para 2022?

Essa é uma pergunta extremamente importante para este momento. Se nunca parou para pensar nisso, sugiro que comece logo pois a energia que está vindo é vigorosa e não vai dar espaço para uma parada muito longa.

Acho que uma coisa relevante de ser acrescentada aqui, é que você não precisa necessariamente definir objetivos muito concretos e práticos para a sua vida. O mais importante é compreender o que é relevante para você em sua essência, quais são os seus valores e quais são as suas prioridades. A vida é dinâmica, as coisas podem mudar conforme se caminha, mas o que nos guia de verdade é a nossa própria essência e fazer movimentos condizentes com o nosso sentir interior. É isso que traz sentido para a vida e um sentimento de contentamento com cada instante do momento presente. A jornada é mais importante do que a chegada.

E como fica a Água nessa história toda?

O elemento Água Yang também chega com força em 2022, sobretudo no primeiro semestre. É a Água que dá o tom para o ano e traz um movimento fora do comum. Lembra no artigo do ano passado, como expliquei sobre o momento energético do planeta que estamos passando, de redução do elemento Terra e aumento do elemento Água? Se você não viu, clique aqui.

Esse cenário energético de grandes modificações já vem acontecendo há alguns anos. Mas toda vez que a Água entra em grande quantidade no ano, acaba acentuando esse desequilíbrio entre os elementos, gerando principalmente sensibilidade e medo. O medo reforça padrões de comportamento arraigados do nosso modelo de pensamento, na tentativa de se agarrar a alguma base já conhecida que dê segurança, por causa da falta de Terra.

Isso não significa que a Água seja ruim, ela apenas representa um fluxo de sentir espiritual que a gente ainda não sabe lidar direito, principalmente na sua polaridade Yin, como tivemos em 2020. Água Yin estimula um fluxo de sentir que é direcionado para dentro, com muitas reflexões profundas interiores, que podem gerar angústias e verdadeiras crises existenciais.

Mas na Água Yang, que estará presente em 2022, esse fluxo sensível é direcionado para fora, fazendo surgir a necessidade de se expressar e dialogar com os outros, estimulando as comunicações em geral e a troca de informações. De maneira equilibrada essa energia pode ser muito positiva, ainda mais quando aliada com a Madeira, que traz uma expressão sensível e criativa, ampliando nossas perspectivas para algo novo. Em seu lado negativo, pode haver excesso de informação, excesso de fake news, e muita vontade de se posicionar com sua opinião, mas pouca abertura para ouvir.

Um dos problemas da Água Yang é que ela é muito rápida e pode se tornar rasa demais. Junto com a Madeira Yang, a vontade de agir rápido e sem profundidade é grande. É por isso que eu falei aqui da importância de termos muito claro dentro de nós quais os nossos valores e prioridades, porque eles serão essenciais para ter um bom proveito da energia neste ano e nos próximos.

O movimento da Água consiste em fazer um mergulho para dentro desse sentir interno, compreender e traduzir em linguagem, para depois emergir, se expressar e se comunicar com o mundo externo. E teremos bastante Água ainda pela frente, portanto minha dica é: aprenda a nadar. Não tenha medo do que possa encontrar, se permita transformar e ampliar. Se permita “caber mais mundo”, como diria Viviane Mosé.

Para esse ano de 2022, como teremos Água em sua polaridade Yang, é importante também estarmos próximo de pessoas, dialogar com o outro, formar parcerias, comunidades, nos unirmos. Este não é um ano para ficar isolado dentro de si.

Energias do ano no Feng Shui da casa

Na escola das Estrelas Voadoras, todo ambiente possui um mapa energético principal que é fixo, baseado no ano da construção e na direção do ponto de entrada de energia (face energética). Mas a cada ano esse mapa está sujeito às influências variáveis de Estrelas Anuais, que contribuem para o sistema de forças e probabilidades na casa.

A estrela mais importante é a que está no centro, e suas características ditam o padrão energético principal do que podemos esperar no ano. Em 2022, chega no centro a Estrela 5, uma das mais desafiadoras.

Essa energia favorece uma aceleração dos processos cármicos pessoais, de tudo aquilo que desconhecemos de nós mesmos e ainda não sabemos lidar. Ela tende a trazer muita instabilidade, com comportamentos exagerados, pensamentos viciados e arraigados, apegos e dificuldade de mudanças. Como é uma estrela de Terra, ela pode estimular complicações e acidentes materiais, envolvendo construções ou a natureza. 

Também doenças, somatizações no corpo, provenientes de um estado emocional desequilibrado. E infelizmente, essa estrela pode indicar que ainda não chegamos ao fim da pandemia.

Mas por outro lado, a estrela 5 favorece muito o autoconhecimento e uma transformação interior, que são combustíveis para promover mudanças necessárias na vida. Então fique atento, se permita fluir e se transformar. Sentimentos de vitimismo, melancolia e apegos apenas reforçam o lado negativo da estrela 5, trazendo instabilidade.

No Feng Shui da casa, elementos de Metal são favoráveis para colocar no centro, como sinos e tigelas tibetanas. Além disso, como o ano será muito agitado, e possivelmente instável, é interessante estabelecer locais de parada e ancoragem dentro de casa, para criar momentos de reestruturação interna. Pode ser um canto de meditação, leitura, um jardim. Pode até ser um pequeno canto dentro do dormitório.

Um resumo das recomendações gerais

  • Tenha claro para você quais são os seus valores e prioridades;
  • A energia é de expansão e expressão, trilhe seu caminho com perseverança e direcionamento, mas sempre respeitando o seu próprio ritmo;
  • Movimentos artísticos, criativos e inovadores serão favoráveis;
  • Não é o momento de ficar isolado. Mesmo com o distanciamento social, procure formas de se conectar com as pessoas e formar comunidades, parcerias, apoio etc;
  • Saia da própria bolha. Resolver os próprios problemas é importante, mas tente manter uma perspectiva mais ampla e estimular um senso maior de comunidade. Você não está sozinho neste planeta;
  • Procure ter um mínimo de pensamento crítico e profundidade nas suas comunicações. Evite se deixar levar pelo calor do momento e sair falando sem pensar nem ouvir o outro. Aprenda a dialogar;
  • Se permita modificar, evite se agarrar a muitas crenças arraigadas gerando estagnação;
  • Tente estabelecer momentos de parada no seu cotidiano para recarregar as energias, promover uma ancoragem pessoal e uma maior segurança interna.
Compartilhe nas redes sociais!

2 comentários sobre “2022: Ano do Tigre de Água Yang

  1. Uauu! Que material incrível!! Parabéns pela abordagem e por trazer de forma tão clara o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *