Olá pessoal! Quanto tempo né?! Tenho andado um pouco sumida dos meus canais sociais, pois estive passando por uma fase de mudanças e precisei muito de um tempo mais introspectivo para sentir o momento e compreendê-lo. Esse tempo me gerou muitas reflexões valiosas e que hoje gostaria de compartilhá-las com vocês, a respeito dos ciclos da vida.
Primeiro vou contar um pouco da minha história. Quando eu era mais nova, costumava me mudar muito de cidade, e consequentemente de casa, por causa do trabalho da minha mãe. E até quando passávamos um tempo maior na mesma cidade, era comum nos mudarmos muitas vezes de casa. Foram tantas mudanças, que já havia se tornado algo quase rotineiro e até mesmo necessário.
Parecia que não mudar era estranho. Recomeçar, para mim, se tornou algo natural. Talvez por isso, sentia que meu maior desafio fosse aprender a permanência e constância na vida. Aprender a descobrir algo novo dentro do habitual e gerar movimento dentro do estável.
Quando me mudei para São Paulo em 2005, com o objetivo de fazer arquitetura, aos poucos a vida foi se estabilizando nessa cidade tão peculiar e eclética, e fui aprendendo melhor sobre o sentido de permanência e continuidade, ainda que lá no fundo minha personalidade inquieta ansiasse por mudanças. Foi um aprendizado.
Permaneci por volta de 10 anos na minha última casa (o maior tempo que já morei em um mesmo local) e foi ali onde mais pude ancorar minha energia pessoal. Na verdade, eu nem sabia o sentido e relevância de ancoramento pessoal até passar por isso, e foi estudando Feng Shui que obtive uma linguagem para expressar algo que ainda não compreendia muito bem.
Obs: Depois se quiser que eu fale um pouco mais sobre o ancoramento pessoal na casa deixe um comentário por favor! 😊
O Feng Shui também me ajudou a compreender que a casa é um sistema energético vivo sob o qual nós vivenciamos nossas experiencias de vida individuais, mas que passam por esse filtro muito particular da casa, o qual eu chamo nas minhas consultorias de “Personalidade da Casa”. É como se a casa nos convidasse a olhar o mundo através desse filtro e nos oferecesse uma nova perspectiva, que quando compreendida, pudesse transformar todas as experiencias em algo mais equilibrado e harmônico. Também costumo dizer que quando compreendemos essa personalidade da casa, talvez a vida nos impulsione a mudar de local, gerando assim um novo ciclo e novas perspectivas.
É importante colocar que essa é uma visão muito particular minha, e talvez até romanceada da casa, mas que faz sentido para mim e que parece fazer sentido para outros também, baseado no que tenho visto nas consultorias que prestei. Então, sinta-se à vontade para discordar e até mesmo contribuir com outras percepções.
Recentemente senti uma necessidade muito forte de iniciar um ciclo novo, renovar, e me mudei de casa. Apesar de já ter tido muitas experiências com mudanças no passado, confesso que dessa vez não foi fácil. Senti um baque energético inesperado e me senti perdida, demorou uns 2 meses pelo menos até eu reconhecer que este era o meu lugar, e começar a sentir a minha energia ancorada ali. O que estava acontecendo? Será que tinha a ver com as diferentes personalidades de casas?
Eu estava pronta para começar um ciclo novo, mas faltava algo, eu não conseguia me expressar com naturalidade e fluidez, não conseguia ser quem eu era, estava paralisada e confusa.
Foi então que percebi que não havia encerrado o ciclo anterior para poder começar um novo. Não havia me despedido da casa em que morava, agradecido por tudo que ela me proporcionou e por ter me dado espaço para vivenciar algumas experiências de vida, que me eram necessárias naquele momento.
Novamente um grande aprendizado, a importância de fechar ciclos. Entendi que precisamos agradecer e encerrar processos para conseguir seguir adiante, senão tudo o que fazemos é abrir portas, e as experiências se tornam confusas e cada vez mais carregadas e embaralhadas umas às outras.
Estou compartilhando essa experiencia muito particular minha hoje, pois ela me ajudou a compreender também um pouco do contexto histórico do mundo.
Sinto que estamos passando por um momento muito chave da nossa história, enquanto humanidade, onde parece que algo está saturado e que precisa mudar. Me parece que novos ares estão chegando, mas ainda incertos, justamente porque é algo novo. Mas para que possam chegar é necessário também encerrar um ciclo que talvez não faça mais sentido.
Esta reflexão é ainda um pouco ampla e abstrata, mas acredito que possa abrir caminhos para estabelecer um diálogo muito rico entre todos nós e inspirá-los a refletir junto comigo. O ano de 2021 está terminando e nada mais propicio do que fazer esse balanço sobre o que passou.
Será que você tem também algumas portas abertas, que precisam ser fechadas? Você consegue reconhecer em que estágio está no seu ciclo de vida? Deixo o espaço aqui aberto para quem quiser comentar, compartilhar ou mesmo ficar em silêncio.
5 comentários sobre “Os Ciclos da Vida”
Ro, tudo que você disse, fez sentido p mim! O desejo constante de mudança por um tempo e posteriormente a necessidade da “ancoragem”, de pertencimento. Dois momentos de vida pelos quais tbem passei, e que faço um paralelo com duas culturas tão diferentes, uma, a dos ciganos que precisam do movimento constante e outra a dos índios que ao contrário, precisam das raizes! Prevaleu a segunda e então percebi, o qto nossa casa é nosso templo e tem q ter nossa identidade! E devo dizer q neste processo , o seu trabalho, as suas dicas me inspiraram bastante!
Te desejo muitas alegrias e paz na sua nova casa!
Oi Ana! Que legal o seu relato, obrigada por compartilhar! Fico feliz que o meu trabalho possa ajudar a trazer inspiração para os outros, e até mesmo compreensão, sobre a nossa relação com a casa e o lar! 🙂
Olá Roberta! Eu entendo suas questões e explicações sobre sua mudança de casa…fico feliz por saber que eu como vc somos pessoas de muita sensibilidade, tbm passei por este processo e precisei repensar e analisar tudo que aconteceu antes…da mudança… hoje estou muito feliz pela oportunidade que tive e bênçãos recebidas por Deus…Gratidão!
Olá Lucivania! Muito obrigada pela mensagem e por compartilhar um pouco do seu processo de mudança! Desejo tudo bom pra você e para sua casa! 🙂