Grande parte das dúvidas que recebo sobre o Feng Shui é porque o que é divulgado em revistas, mídias, etc, vem da Escola do Chapéu Negro, e como eu pratico o Feng Shui Tradicional Chinês, isso muitas vezes fica confuso. O objetivo desse artigo é falar um pouco da diferença dessas duas práticas e esclarecer melhor o que exatamente é o Feng Shui Tradicional Chinês.
Primeiramente, o Feng Shui surgiu na antiga China há mais de 4 mil anos, através da observação das energias sutis presentes na natureza, o Qi (pronuncia-se “chi”), afim de determinar os melhores lugares para os túmulos sagrados dos imperadores. Ao longo dos anos essa prática foi se desenvolvendo e estendendo para as habitações dos vivos. Além disso, surgiram diversas linhas de análise que determinaram métodos diferentes de aplicação dessas práticas. Hoje em dia são popularmente conhecidas como Escolas do Feng Shui. As escolas que eu utilizo na minha consultoria são o Ba Zhai e Estrelas Voadoras, onde a primeira analisa as influencias psicoemocionais da construção sob os moradores e a segunda analisa as probabilidades de ocorrências na vida das pessoas.
Cada método tem as suas particularidades e trabalha com aspectos diferentes de análise, mas todas essas análises se complementam entre si. Independentemente do método, o Feng Shui fundamentalmente estuda as influências do Qi no espaço através de medições de bússola, juntamente com aspectos cosmológicos em relação ao tempo. Ou seja, o fluxo de energia não é estático e varia ao longo do tempo, assim como a interação com pessoas também pode modificar como o Qi circula em um ambiente.
O que é chamado de Feng Shui do Chapéu Negro, muito popular e bastante difundido principalmente em revistas de decoração, nasceu no ocidente no século XXI, com a vinda de um mestre budista tibetano para os EUA, que resumiu uma série de ensinamentos ritualísticos junto com algumas idéias do Feng Shui Tradicional, e o chamou de Escola do Chapéu Negro. Essa prática não se baseia no taoísmo, mas sim no budismo, e não pode ser chamado de Feng Shui Tradicional, pois ignora a grande maioria dos fundamentos presentes na mesma, como a bússola, que é uma ferramenta essencial para análise.
Basicamente ele utiliza um gráfico estático (chamado Baguá) sob a planta baixa do ambiente para determinar os 8 cantos de influência na vida prática, e utiliza cores e objetos simbólicos específicos nesses cantos para ativar certos aspectos da vida através de estímulos de pensamento. Também utiliza rituais, bênçãos e consagrações para limpar energeticamente ambientes e dar mais ênfase a essas ativações. É uma prática que funciona como uma harmonização de ambientes através da força do pensamento.
Eu mesma já pratiquei muito dessa linha, e respeito quem a pratica, mas a maior dificuldade que encontrei nela é que ela precisa que a pessoa acredite e reforce continuamente as chamadas curas simbólicas, além de utilizar objetos que muitas vezes não nos identificamos e não gostamos, poluindo visualmente o espaço.
Hoje eu prefiro trabalhar com o Feng Shui Tradicional pois é uma prática mais completa, que analisa a energia da construção, a energia pessoal de cada pessoa e a interação entre os dois. Além disso, como a casa é um reflexo de quem nós somos, porque fomos atraídos para lá por afinidade energética, é possível ver muita coisa do que as pessoas estão enfrentando no momento, funcionando também como uma ferramenta de autoconhecimento.
13 comentários sobre “Feng Shui Tradicional x Chapéu Negro”
Olá Roberta.
Recentemente fiz um curso online de harmonização no lar baseado no feng shui. Foi ensinado tbm a numerologia da casa. Porém o que eu achei diferente foi que nessa numerologia, é somado o nome da rua e o número da casa. Achei estranho pois não vi isso em nenhum lugar. Todas as minhas pesquisas, só é feito com o número da casa.
Olá Isabel, eu não trabalho com numerologia, minha especialidade é Feng Shui Tradicional. Mas eu sugiro que você procure saber de onde a pessoa tirou essa informação, e vá atrás das origens, professores, bibliografia, etc. Essa área “esotérica” pode ser muito confusa mesmo, as pessoas acabam divulgando qualquer informação sem base nenhuma, é preciso ter cuidado.
Olá!Gostaria de saber se vc pode me tirar uma dúvida…Como o Feng shui tradicional vê uma casa abaixo do nível da rua com uma porta de entrada na diagonal.Eh muito ruim?
Olá Suzana! Não significa necessariamente que é ruim. Teria que avaliar melhor os detalhes dessa construção, em relação aos fluxos externos da rua e como eles estão acessando essa casa, qual é a energia da angulação de porta, etc. O importante é que a energia chegue até a casa e entre com qualidade. Entre em contato para conversarmos sobre uma consultoria específica pra vc!
Olá Roberta, estava pesquisando sobre Feng Shui Tradicional e acabei caindo no seu Blog, Muito boa sua explicação sobre as duas escolas. Eu fiz alguns cursos do Chapéu Negro e sempre tive vontade de aprender sobre a escola da Bússola, recentemente fiz um curso on-line e confesso que fiquei decepcionada, pois esperava muito mais, Gostaria de pedir algumas indicações de cursos e livros em São Paulo.
Olá Edna! Gosto sempre de indicar o local aonde eu estudei Feng Shui Tradicional, aqui em São Paulo mesmo, chama Instituto Eternal Qi. Sobre os livros, você pode começar com o Feng Shui Clássico Nos Novos Tempos, do prof. Marcos Murakami, do Instituto EQ mesmo. Nesse livro você tem uma série de referencias bibliográficas muito interessante que você pode usar para as próximas leituras. 🙂
Olá Roberta!
Meu primeiro contato com o Feng Shui foi o da Escola do Chapéu Negro. Você conhece algum curso online do Feng Shui Tradicional que eu possa fazer?
Olá Bianca! Eu recomendo o Instituto Eternal Qi em São Paulo, ou a Aline Mendes no Rio de Janeiro, ambos tem cursos de Feng Shui Tradicional Online.
O Feng Shui é maravilhoso. Apliquei-o em minha casa. As pessoas que a frequentam vivem perguntando o que eu fiz. Pois sentem paz e harmonia! E tivemos prosperidade financeira também.
Roberta será que você pode me ajudar? Meu genro tem loja de vidros e alugou um galpão para trabalhar. Só que ficou sabendo que passa uma mina d´água em baixo desse galpão. O que podemos fazer para não prejudicar os funcionários e a prosperidade da empresa? o comentário pode ser publicado.
Olá Marli! Tudo bem? Obrigada pelo comentário, fico feliz em saber que você aplicou o Feng Shui e teve bons resultados!
Com relação a sua dúvida, recomendo que você procure um profissional da radiestesia ou geobiologia para te auxiliar, pois cada caso é muito particular e precisa ser avaliado com cuidado para chegar a uma solução apropriada! 😉
Gostei muito do seu texto Roberta! Eu também, prefiro o Feng Shui Tradicional.
Que bom que gostou Silvia! Obrigada!