Feng Shui para Cozinhas

Depois do quarto, a cozinha é o ambiente mais procurado para aplicar o Feng Shui na casa. Acredito que o principal motivo é porque o fogão está muito associado com o tema prosperidade, e nos dias de hoje quem não está preocupado com a prosperidade?! É bem curioso, porque qualquer coisa que escutamos por aí, já bate aquela ansiedade “será que o meu está certo?”, não é? Mesmo que você venha vivendo uma vida bem confortável ultimamente. Por isso preparei este artigo, para esclarecer muito dessas dúvidas e te deixar mais tranquilo em relação ao Feng Shui na cozinha!

No Feng Shui o conceito de prosperidade vem da ideia de abundancia e fartura, e o dinheiro está incluso nesse pacote, mas é muito mais que isso. Na casa, o elemento que representa mais essa ideia de fartura é o fogão, pois era onde originalmente se preparavam os alimentos para garantir a subsistência da vida, a saúde e longevidade.

Então o fogão passou a ser considerado como um elemento sagrado, símbolo da prosperidade, e por isso existem diversas formas de analisar ele para manter uma boa energia, garantir bons alimentos e consequentemente saúde próspera. 

Veja a seguir algumas dicas sobre o fogão e a cozinha como um todo, para ter um bom Feng Shui nesse ambiente, tão importante para todos nós!

1. Posição do Fogão

A posição do fogão é super importante no Feng Shui. Procure deixar o fogão em um local protegido dos fluxos diretos de vento e circulação, como de frente para portas, corredor e passagens. Normalmente corredores muito longos e retos aceleram a velocidade do Qi, e se você tiver um fogão no caminho desse fluxo, a energia pode chegar até ele com muita força e agressividade, prejudicando a sua energia, e consequentemente a energia dos alimentos que você produz ali.

Você pode ter um fogão em ilha, mas evite posicionar ele de frente para uma porta por exemplo.

2. Fogão longe da água

Algumas escolas de Feng Shui, sobretudo o Chapéu Negro, dizem que o fogão muito próximo da pia, ao lado ou na frente, não é bom, pois o elemento água pode apagar o fogo do fogão. Uma das soluções seria colocar objetos de madeira entre a pia e o fogão, porque no ciclo dos 5 elementos a madeira está entre a água e o fogo e auxilia no fluxo harmônico entre eles.

Eu particularmente não utilizo essa abordagem, porque não considero essa influencia relevante o suficiente para afetar a sua prosperidade. Afinal o fogão é um símbolo, existem influencias energéticas muito mais diretas e categóricas para analisar o potencial de prosperidade de um local, como um mapa de Estrelas Voadoras por exemplo. Portanto não acho que uma pia ao lado do fogão irá apagar todas as suas chances de ganhar dinheiro.

Mas fica aqui a informação, caso você se identifique com essa forma de atuação.

3. Espelho atrás do fogão

Outra situação muito popular é colocar um espelho atrás do fogão para supostamente aumentar a sua prosperidade. Essa prática surgiu com a escola do Chapéu Negro, e a ideia de que simbolicamente o espelho multiplicaria as bocas do fogão e assim a sua prosperidade. 

A teoria dessa abordagem diz: o espelho deve ser de boa qualidade, grande, e refletir o fogão inteiro, então não adianta ser um espelho pequeno. Esse espelho não pode cortar a cabeça da pessoa que cozinha, você tem que se visualizar por completo enquanto cozinha.

Eu também não utilizo essa abordagem. Coloquei aqui como curiosidade para vocês saberem que existe essa forma de atuar. 

Mas essa “cura” na verdade está mais relacionada com um estímulo psicoemocional de força-intenção-pensamento, do que o potencial de prosperidade de fato. Não é que isso não funcione, essa prática tem lá a sua coerência, mas para funcionar você precisa fazer uma ativação magística com um reforço de egrégora, chamado o famoso “reforço dos 3 segredos”. Funciona assim: você aplica a cura no local, depois você recita o mantra “Om Mani Padme Hum” 9 vezes, colocando sua intenção para atrair mais prosperidade, enquanto faz um mudra com as mãos, para fazer a ativação energética. Essas são chamadas de “curas transcendentais”. 

Honestamente, eu larguei a escola do Chapéu Negro por causa das curas transcendentais, acho que elas tem uma série de problemas. Qualquer dia desses faço um artigo só pra falar mais sobre isso…

Foto: Viva Decora – Maria Fernanda Gama Ribeiro

4. Cores e acabamentos da cozinha

Outra dúvida super comum para cozinhas é sobre as cores e acabamentos. Talvez a minha resposta agora seja um pouco frustrante para os que desejam uma resposta rápida, mas a verdade é que não existe uma regra geral de cores e acabamentos para a cozinha, porque depende muito do setor energético onde ela está localizada! 

A única cor que você só deve tomar cuidado é com o excesso de vermelho, pois essa cor pode estimular energias bastante desafiadoras, dependendo da localização da cozinha. Para verificar antes, você teria que montar o mapa de estrelas voadoras, ok?

As vezes a cozinha está em um setor muito sobrecarregado pelo elemento Terra, então temos que introduzir cores e materiais do elemento Metal para equilibra-lo, que seria usar cores mais brancas, cinzas e metálicas. Mas pode acontecer de o elemento predominante na cozinha ser Madeira, então temos que introduzir Fogo, ou seja, cores vermelhas e muita luz. 

Ah, isso não tem a ver com o Baguá tá?! Estamos falando de Feng Shui Tradicional, então os setores são avaliados conforme o mapa de Estrelas Voadoras. Então a minha melhor dica para os acabamentos da cozinha é: siga a sua intuição. Pode parecer estranho isso, mas nós também somos feitos de Qi, e muitas vezes, intuitivamente conseguimos escolher boas opções para o ambiente. 

5. Fogão, na visão do Feng Shui Tradicional

Para o Feng Shui Tradicional é mais importante analisar o fogão em dois aspectos: a localização na casa  e a direção para onde ele está orientado. 

A localização serve para verificar se o fogão, que tem uma energia muito forte do elemento fogo, está de acordo com a energia do local onde ele se encontra. Se ele estiver em um local que tende a gerar problemas de saúde por exemplo, que são característicos do elemento Terra, o fogão pode ampliar muito esses problemas, não sendo adequado. O mapa de Estrelas Voadoras nos dirá mais sobre as influências de cada local.

E a direção do fogão serve para identificar se ele está virado para uma direção favorável pra você, de acordo com a sua energia pessoal. Essa direção do fogão pode ser medida com uma bússola (direção para onde o forno abre) e indica como você tende a se comportar em relação ao dinheiro. Existem padrões favoráveis e padrões desfavoráveis. Então o fogão não fala exatamente sobre prosperidade, o quanto de dinheiro você tem, mas sim como você lida com ele.

Como avaliar a prosperidade de um local?

Se o fogão não é o elemento que fala sobre a energia da prosperidade, então como avaliar esse aspecto pelo Feng Shui Tradicional? 

A principal energia que precisamos levar em consideração, quando se fala de potencial de oportunidades, abundancia, e prosperidade financeira, é a energia da estrela regente do período energético atual, que no caso é a estrela 8 água, entre os anos de 2004 até 2024. A partir de 2024 teremos a estrela 9 como regente, e que definirá as maiores oportunidades chegando na construção, então se você já fez uma consultoria de Feng Shui Tradicional, prepare-se para fazer uma boa revisão nos próximos anos.

Para verificar essa condição você precisa fazer o Mapa de Estrelas Voadoras da construção. Entre em contato comigo para agendar a sua análise e descobrir como se encontram as influencias energéticas no seu espaço, e como podemos fazer para otimizar elas. Veja mais sobre a consultoria neste link. Será um prazer lhe atender!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *