Cabeceira de cama pelo Feng Shui

Antes de falar sobre a cabeceira, vamos esclarecer um conceito muito importante dentro do Feng Shui que é a “montanha” da construção. Chamamos de “montanha” ou “tartaruga negra” o elemento que fica atrás da construção estudada, na parte externa a ela. A montanha pode ajudar a identificar onde está o Assentamento, que é a face mais Yin da construção, e está relacionado com os potenciais de bem estar, estabilidade e segurança aos moradores.

“Montanha” da construção – parte mais Yin que define o assentamento.

Nas cidades modernas, nem sempre existe a montanha atrás da construção. E nem sempre ela é representada por uma montanha na paisagem, as vezes ela pode ser uma outra casa vizinha e as vezes ela pode ser um prédio mais alto. A qualidade desta paisagem também conta muito em uma análise de Feng Shui.

Nas cidades a “montanha” pode ser definida por outra construção.

As influencias externas tem um peso de 70% sobre o sistema energético, enquanto que tudo o que acontece dentro do ambiente representa 30% da influencia. A cabeceira de cama pode ser considerada uma “montanha” em menor escala dentro da construção, dessa forma ela também está relacionada com o sentimento de bem estar, segurança, ancoramento, proteção e estabilidade.

Pela teoria não é sempre que é necessário ter uma cabeceira de cama, depende muito de como está a montanha externa, já que ela representa 70% da influencia. Se você tiver uma montanha muito alta, por exemplo, gerando um efeito oposto de excesso de preocupação ao invés de segurança, seria interessante não ter uma cabeceira muito alta, pode ser vazada (com furos no meio) ou até mesmo não ter nada. Mas se você não tiver uma montanha, que é o que acontece muitas vezes nas cidades modernas, aí sim é muito recomendável que você tenha uma cabeceira de cama.

Cama sem cabeceira, pela teoria não é sempre que é necessário.

Acredito que cada caso deve ser analisado em suas particularidades para chegar a uma resposta mais concreta, mas de um modo geral sinto que ela faz muita diferença sim no bem estar dos moradores, principalmente na qualidade do sono, mesmo que você tenha uma boa “montanha” externa.

Veja alguns exemplos de cabeceira abaixo:

Cabeceira de tecido e painel de madeira atrás.
Cabeceira de tecido. Neste caso não há problema ter janelas nas laterais da parede.
Evite colocar a cabeceira embaixo da janela.
Pintura na parede não funciona como cabeceira.
Apesar de ter cabeceira, evite se posicionar de costas para a entrada.
Evite cabeceira vazada e de ferro. Dê preferencia para madeira ou tecido, sólida.
Compartilhe nas redes sociais!

4 comentários sobre “Cabeceira de cama pelo Feng Shui

  1. Olá!! Tudo bem?? Eu tenho armário embutido no meu quarto e a cabeceira da cama, fica no meio desse armário!! Gostaria de saber os problemas que isso está me trazendo…e se tem algo que eu possa fazer!! Obrigada!!

    1. Olá Mariana! É difícil falar sem ver o espaço, o mais recomendado seria fazer uma consultoria mesmo. Mas se os armários estão muito próximos da sua cabeça, tanto em cima como nas laterais, isso gera uma “pressão energética” sobre o seu corpo que pode trazer tensão e atrapalhar o seu relaxamento total durante o sono. Se for esse o caso, e você tiver espaço na frente da cama, eu sugiro que você experimente puxar ela pra frente, para que os armários fiquem mais atrás de vc. Aí nesse caso você pode colocar algum outro móvel no espaço que ficou atrás da cama, para você não ficar com um vazio embaixo da cabeceira. 😉

  2. Gostei do post sobre cabeceira e eu tenho um desafio no meu quarto pois tenho as janelas em parede com recorte de chanfro e a cama posicionada na parede entre elas. E nao tenho cabeceira ainda . Isso é ruim?

    1. Olá Vania! Se a região onde fica encostada a cama não tem janelas, apenas nas laterais, então não é um problema! Mas de qualquer forma eu sempre recomendo sim ter uma cabeceira entre a cama e a parede, para a cabeça não ficar tão vulnerável a noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *