Decoração

Dicas para o Home Office na quarentena

O cenário atual das últimas semanas obrigou a maior parte da população a ficar em casa, e para quem precisa continuar trabalhando, pode ter sido uma grande surpresa perceber o quanto a casa parece inadequada para as suas reais necessidades. Estamos repensando a morada, mas principalmente repensando nossas áreas de trabalho em casa, também chamada de “home office”, que ganharam um destaque considerável para quem não pode parar.

Como arquiteta e consultora de Feng Shui, separei aqui algumas ideias e dicas importantes que podem te ajudar a adaptar a casa para este momento tão peculiar.

Antes de tudo, um espaço de trabalho precisa ser pensado em torno de 3 aspectos essenciais: iluminação, ventilação e conforto. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Iluminação

Mantenha uma boa iluminação no seu local de trabalho.

A grande maioria das pessoas trabalha com computador, e mesmo que a tela tenha iluminação própria, é importante que o ambiente aonde você está tenha uma iluminação adequada. A luz artificial muito amarela ou insuficiente pode te deixar deprimido e sonolento, enquanto a luz muito branca e forte pode te deixar estressado e tenso.

O ideal é utilizar a claridade que vem do sol, pois a luz natural ilumina o ambiente de forma mais homogênea e é mais confortável para o corpo humano. Essa luz também te proporciona uma sensação de conexão e tempo, já que você sente as mudanças exteriores acontecendo. Mas evite ficar em locais aonde bate luz solar direta, além do calor excessivo, o excesso de claridade atrapalha.

A luz natural indireta é a melhor luz para o trabalho.

Caso você não tenha opção de aproveitar a luz natural, dê preferência para luminárias no teto do tipo “plafon” que distribuem a luz de forma mais homogênea. Algumas luminárias jogam a luz para o teto, que também é uma ótima opção para distribuir a luz por todo o espaço sem fazer sombras. Evite ambientes aonde tem muitas luminárias decorativas, como por exemplo os “spots” que tem como objetivo fazer um efeito de luz e sombra mais dramático no ambiente.

Spots fazem muitas sombras no ambiente e podem prejudicar a concentração.

Ventilação

A troca de ar é extremamente importante para gerar bem estar físico e energético. Procure locais próximos de janelas ou que tenham uma boa circulação cruzada de ar. Mesmo nos dias mais frios, evite ficar o tempo todo com as janelas fechadas.

O que acontece muito são casas com home office planejado, mas pequeno, apenas para poucas horas de trabalho extra, e geralmente são espaços desconfortáveis para passar o dia todo. Muitas vezes são mesas de apoio dentro do quarto, ou em locais de passagem como corredores. Se esses locais não tiverem uma boa circulação de ar, é muito provável que você se sinta desgastado e cansado ao longo do tempo.

Coloque sua mesa em locais bem ventilados.

Conforto

Se você vai passar boas horas trabalhando dentro de casa, então um mínimo de conforto é o básico para que você não acabe desenvolvendo problemas físicos no futuro. Postura é importante, procure usar uma cadeira de encosto alto e reto, de preferência acolchoada. Evite cadeiras que ficam muito inclinadas para trás, o ideal é que você trabalhe com as costas apoiadas e retas. Você também precisa de apoio para os braços, então uma mesa com profundidade maior é mais aconselhável, pelo menos 60 cm.

Procure condições confortáveis para trabalhar.

Se você usa laptop, experimente conectá-lo a um monitor maior para que você fique com a cabeça o mais reta possível. Você pode usar um suporte também para deixá-lo mais elevado e com a tela na altura mais próxima do olhar. Caso você não consiga encostar os pés no chão com as costas apoiadas, coloque um bloquinho no piso para você ter mais conforto. Evite trabalhar sentado no sofá, por mais tentador que seja, isso dificulta no seu rendimento e ainda prejudica a coluna.

Evite trabalhar no sofá, por longas horas.

De acordo com o Feng Shui, é mais aconselhável que você tenha uma parede atrás de você enquanto trabalha, e uma vista ampla a sua frente, pois essa posição te proporciona uma sensação de segurança maior e amplitude de visão e criação. Se você tiver espaço para fazer isso na sua casa faça, mas se não puder, não se preocupe tanto com isso agora, afinal são soluções passageiras. Depois que tudo isso passar, entre em contato comigo e podemos repensar nas soluções da sua casa para te proporcionar um ambiente mais adequado no futuro!

Dicas Práticas

  • É importante ressaltar que estes são momentos especiais. Você precisa ficar em casa a longo prazo e não vai receber ninguém por um tempo, então pense em mudar os móveis de lugar para atender a sua demanda hoje.
  • Primeiro avalie quais são as suas prioridades, considerando o tempo de permanência em cada local. Depois avalie quais são os melhores ambientes da casa, em termos de luz natural, ventilação e espaço. A dica é: coloque os móveis que mais usa no dia a dia, como por exemplo a mesa de trabalho, nos melhores ambientes da casa.
  • A sala de TV tem a melhor iluminação natural, mas você só se senta no sofá a noite? Então talvez seja mais adequado fazer uma mudança para colocar uma mesa de trabalho na sala para aproveitar melhor o ambiente.
Experimente mudar os móveis da sala para aproveitar melhor a luz natural.
  • A mesa de jantar pode ser usada sim para o espaço de trabalho, mas tente separar as rotinas para não dar a sensação de que você só trabalha o tempo todo. O mesmo vale para quem tem que trabalhar no quarto. Rotinas também são importantes porque auxiliam na produtividade, portanto a disciplina neste momento será fundamental.
  • Experimente colocar suas plantinhas mais próximas da sua mesa de trabalho. Já estamos isolados e confinados, então elas podem te ajudar na companhia e no contato com o meio externo e natural.
Coloque suas plantas perto de você.
  • Por fim, vale lembrar que ninguém se planejou para este momento, então flexibilidade é a palavra chave aqui. São tempos passageiros, vamos ter que nos adaptar por enquanto para atravessar essa fase, e talvez a casa não fique tão bonita quanto você gostaria, como nas revistas de decoração. Então estabelecer uma organização funcional e eficiente temporariamente pode te auxiliar muito.

Espero que este artigo tenha te ajudado! Se tiver mais assuntos que gostaria que eu abordasse, deixe seu comentário aqui embaixo ou me mande um email para: contato@robertacordeiro.com.br.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *